Quais as cores naturais do ouro?

Escrito Por: Salt Joias Publicado em: Metais Data de Criação: 08/01/2021

 

 

Quais as cores de ouro existentes na natureza?

QUAL A COR NATURAL DO OURO?

 

UMA BREVE HISTÓRIA DO OURO

   

  O ouro é um metal nobre e valioso, descoberto no Oriente Médio há mais de 6.000 anos, o ouro foi usado inicialmente para fins decorativos e rituais. No entanto, a partir do século XV, a demanda pelo ouro cresceu exponencialmente com as grandes navegações e descobertas de novas rotas comerciais, tornando-se um símbolo de riqueza e poder.

     No Brasil, o ouro foi descoberto pelos portugueses no final do século XVII, dando início ao ciclo do ouro e ao desenvolvimento de importantes cidades como Ouro Preto e São João del Rei.

     Hoje em dia, o ouro é amplamente utilizado na produção de joias, investimentos financeiros e tecnologia.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE OURO EXISTENTES?

As três principais cores do ouro que vemos ser utilizadas tradicionalmente na joalheria são ouro amarelo, o ouro branco e o ouro rosé.

 

 

Mas afinal, o ouro é achado nessas cores na natureza? São realmente joias de qualidade?

 

Essas são algumas das perguntas que vem à cabeça de muitas pessoas e nesse texto explicamos qual a cor natural do ouro!

 

Todo ouro é naturalmente amarelo quando extraído de forma pura. Não existe na natureza nenhuma outra cor de ouro além do amarelo.

 

 

O ouro puro ou também chamado de ouro 24k é retirado das minas e pode ser usado na fabricação de joias, porém são muito maleáveis podendo deformar e arranhar facilmente.

 

Sendo assim, pensando na beleza e durabilidade das peças, as joalherias adotaram um processo que melhora a durabilidade e resistência das joias.

 

O ouro 24k é misturado com outros metais como paládio, cobre e  até platina que são chamados de ligas metálicas.

 

O que são as ligas metálicas?

 

No Brasil, o mais comum é se usar o ouro 750 (75% de ouro e 25% de liga metálica) também chamado de ouro 18k. Portanto o ouro puro é o ouro 24k e o ouro com 75% de liga ou ouro 750 é o ouro 18k!

 

Abaixo explicamos como são utilizadas as ligas no processos de fabricação de joias em ouro amarelo, ouro branco e ouro rosé.

 

  • Ouro Amarelo 

 

No tradicional ouro amarelo são usadas 12,5% de prata que ajuda a clarear a cor do ouro puro e 12,5% de cobre que dão a tonalidade geralmente vista nas joias.

 

 

 

 

  • Ouro Branco

 

O ouro branco é a mistura de ouro puro com 25% de paládio, prata e até platina. Essas composições podem variar ligeiramente tentando trazer uma melhor qualidade e durabilidade da peça.

 

Além desses processos, pode ser usada na joia de ouro branco, o ródio, conhecido por seu brilho branco e intenso. O ródio é um dos materiais mais nobres e o mais caro existente hoje no mundo, chegando a valer até 6 vezes mais que o ouro puro!

 

 

  • Ouro Rosé

 

Já o ouro rosé pode ter algumas variações de cor devido à preferência individual da marca. Pode variar de um vermelho mais intenso até uma cor rosa mais suave. Mas a forma mais usada é ouro puro com 22,25% de cobre e 2,75% de prata.

 

 

Gostou das informações? Acesse nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

Captcha